A Prefeitura de Contagem, mantendo o compromisso de participação popular e escuta dos moradores, promoveu, na última semana, uma reunião para discussão do projeto de revitalização da praça Carlos Luz, localizada no bairro Riacho das Pedras. Na ocasião, moradores e comerciantes se reuniram com membros do poder público, representados por funcionários da Regional Riacho e Subsecretaria de Parques, Praças e Áreas Verdes, quando foram apresentadas propostas para o espaço.
A praça Carlos Luz representa um importante ponto da região, principalmente por ser cercada de comércios e reunir os moradores em eventos como o “Arraiá de Contagem” e o “Natal de Luz", que promovem a ocupação do espaço, com muito entretenimento e socialização.
Desta maneira, como aponta o administrador regional, José Rodrigues, “é necessário investir numa intervenção completa garantindo um local mais bonito e atrativo para quem frequenta, mas para isso é preciso ouvir de quem está aqui do lado”. “Moradores e comerciantes da região são os mais interessados em manter essa praça sempre cuidada, então vamos levar em consideração todas as sugestões para melhor uso do local”, falou.
Após discussões ficou acordado que a revitalização irá acontecer em duas etapas, como explicou o subsecretário de Parques, Praças e Áreas Verdes, Lindomar Diamantino: “Em um primeiro momento vamos investir no paisagismo e na pintura da praça. Assim aproveitamos o período das chuvas e deixamos tudo preparado para a decoração natalina. Na segunda fase, programada para o início de 2024, vamos investir nas mudanças mais estruturais como troca de passeios e instalações”.
Dentro das etapas a sociedade civil pôde apresentar os problemas atuais e colaborar com ideias. A moradora Solange Incalado lembrou que “um dos maiores problemas é a infestação de formigas e cupins nos canteiros, o que prejudica a todos que frequentam o local”.
Todas as sugestões foram encaminhadas aos responsáveis pela reforma. São elas: paisagismo e recuperação do espaço verde; instalação de um parquinho infantil e academia da cidade; ampliação do número de lixeiras; instalação de um novo piso; e reforma e pintura da edificação existente na praça.
O projeto tem previsão de início na primeira semana de novembro e uma comissão foi criada com o objetivo de acompanhar as questões referentes à obra. A moradora Solange concluiu falando que “vai ser uma grande conquista para todos”. “A praça bonita atrai muitos clientes e movimenta o bairro”, afirmou.